30/04/10

Histórias do PEC

Chego ao balcão, sento-me, peço uma imperial e um prego. O objectivo - além da imperial e do prego - é ver na tv o Barcelona contra o Inter. Ao lado, dizem-me: "O Mourinho vai dar cabo da paciência dos tipos". Meio à defesa, digo: "por acaso até estou pelo Barcelona". Resposta: "pelo Barcelona? Quero é que os espanhóis se lixem". Resposta minha: "Eu vivi uns mesitos lá por Barcelona". Resposta do tipo do lado: "Mais uma razão para que esteja contra eles!". Sorrio diplomaticamente e respondo: "Mas olhe que há muitos entre eles que nem se acham espanhóis; têm a mania que são catalães". Resposta do tipo: "Para mim são todos espanhóis". O jogo, entretanto, segue empatado a zeros. "Os italianos têm esta mentalidade... são óptimos a defender". (Nota 1: Depois do José Gil, o Herrera deve ter sido o tipo que mais facilmente conseguiu produzir um estereótipo nacional por dá cá aquela palha). Mas, ainda assim, respondo de novo: "Olhe que não está nenhum italiano em campo...". Resposta: "Sim, sim, mas é a táctica, amigo, é a táctica". Respondo de novo: "Mas olhe que a táctica é lá do Mourinho, ou não é?". (Nota 2: Por acaso não é só do Mourinho e aí está parte da especificidade Mourinho, embora os mourinhistas portugueses retenham apenas, de Mourinho, o perfil autoritário do treinador que "tem mão nos jogadores" e não o treinador que diz que prepara os jogadores para o imprevisto e lhes confere autonomia; só quem nunca jogou futebol, isso e a carrada de ex-futebolistas candidatos a futuros treinadores que andam a comentar nas televisões, é que acha que a táctica "é" do treinador. O Mourinho, a julgar pelo que sobre ele se leia além da palhaçada de artigos e livros sobre a sua capacidade de "liderança", saberá bem que a táctica não "é" do treinador). E insisti finalmente: "Afinal, está pelo Inter porque os tipos são italianos ou porque o Mourinho é português?". Resposta do tipo: "Ó amigo, eu nem gosto do Messi. O Ronaldo é muito melhor. Só é pena que passe a vida a divertir-se em vez de se concentrar apenas no trabalhinho". Deve ser por isto que preferiram o Figo para o anúncio...

1 comentários:

xatoo disse...

(lol)
a imaginação globalizada ao nivel biopolitico do lumpén que "pratica desporto" e outras artes televisivas ou de bancada explicada de modo excelente. Claro que "os italianos a táctica e o nacional mourinhismo" são outra coisa - está à vista que nada disso existe. Porém, na medida e quando estes impulsos mediáticos são difundidos pela multidão, passam a existir. Esta filosofia é um aproveitamento prático pelo Poder da lei de resolução das contradições em Mao Tsé Tung: a direcção politica deve produzir a teoria, lançá-la para experimentação pelas massas cuja prática irá rejeitar o que não for susceptivel de ser aplicado. O resultado consensual regressa então à direcção politica-administrativa que o convertará em Lei.
Determine-se e mande-se publicar: Ganhe-se o campeonato do mundo e a democracia económica no país regredirá uma década. Para gáudio das elites que não conhecem outro modo de acumulação de riqueza que não seja a produção de pobres.