26/04/10

Notícias da frente de batalha

O processo em que dez arguidos estão a ser julgados por ofensas a polícias numa manifestação realizada em Lisboa, faz hoje três anos, contém um relatório da PSP que identifica 30 cidadãos estranhos ao processo, com o seu nome e convicções ideológicas.
Estes indivíduos não são arguidos nem foram identificados no inquérito criminal da manifestação do 25 de Abril de 2007, mas aparecem identificados no respectivo processo, por alegadas ligações, na maioria dos casos, a movimentos anarquistas, de extrema-esquerda e ecologistas, que as autoridades associam àquela manifestação.
O documento começa por relatar factos da vida de cinco dos 11 arguidos, sem que nenhum dos imputados - tentativas de furto em supermercados, ruído na via pública... - os ligue àquele tipo de grupos. O único facto "político" ali descrito decorre da integração de uma arguida num grupo que, na tarde de 25 de Abril de 2007, atirou ovos e tomates contra um cartaz xenófobo do PNR, no Marquês de Pombal.
Não se ficando pelos arguidos, a PSP começou por identificar seis dos atiradores de ovos. Ao primeiro da lista, imputou o incitamento à realização de seis greves e manifestações, em duas escolas secundárias. Mas sublinhou o activismo político do jovem de forma mais curiosa: "Em 4 de Novembro de 2006, participou o extravio de documentos, entre os quais se encontrava o cartão de militante da Juventude Comunista Portuguesa", apontou a PSP.
Jornal de Notícias 

3 comentários:

Mário André disse...

Porque raio aparece no relatório da polícia um rol de actividades perfeitamente normais e legais? E como raio é que foi obter informação das actividades dessas pessoas na escola secundária? Eu bem me lembro, de há largos anos, participar e assistir a debates sobre a globalização, e de aparecerem pessoas "suspeitas," mais interessadas em ver quem estava na assistência do que em assistir ao debate... Mãos nos bolsos, 30 e poucos anos, casacos de cabedal... Estarei no processo? :)

Anónimo disse...

Não há para esses polícias uma designação equivalente à que se usa para os padres quando lhes chamamos padralhada?

Bolota disse...

Noronha,

Amanhã em Lisboa vai haver greve nos transporte, para evitar conflito a policia vai estar em peso na rua.
Onde estava a policia quando nos aeroportos faziam tanta falta para ajudar na mediação de conflitos aqui sim dos direitos do utente??? Porque será que tem de ser assim????