15/07/10

Para que servem as burqas?


Servem também para dar combustível à extrema-direita, apostando na paranóia securitária. Este vídeo já fez escala em inúmeros blogues racistas. Tenta apresentar os riscos inerentes à presença de mulheres embuçadas em aviões – esquecendo, mui convenientemente, que o controlo de segurança é feito bem antes do embarque.
Um argumento contra a proibição francesa tem sido a luta contra o enquistamento dos muçulmanos mais radicais, que ficariam com mais razões de queixa do mundo ocidental a cada interdito similar. Mas esquecemos muitas vezes que o extremismo mais abjecto também medra do nosso lado. Como se vê neste outro vídeo, à acção de fanáticos a exigir a charia em países europeus, responde logo a turba dos skins.
Evitar a sedimentação de ilhas sem portos no meio das nossas cidades também é uma excelente forma de cortarmos o abastecimento de medo e de ressentimento que alimenta todos estes pequenos monstros.

4 comentários:

Justiniano disse...

Rainha, e fora do prisma táctico e utilitário também se pode argumentar!?

Ricardo Alves disse...

Luís Rainha,
perfeitamente de acordo com este post (e com o anterior).

Foi a ausência de uma esquerda laicista na Holanda que possibilitou o crescimento de um Geert Wilders, que se dirige a um problema real - o fascismo islâmico - com as soluções erradas - expulsões de muçulmanos, restrições ao culto, um «Guantánamo holandês».

Entre o fascismo das cabeças rapadas e o dos turbantes e barbas, não há que escolher. Ou escolhe-se contra ambos.

Luis Rainha disse...

Justy,
Be my guest.

Justiniano disse...

Rainha, pelo que leio há aqui uma candida e desbocada cedencia ao utilitarismo tacticista e à instrumentalização de liberdades, com o nobre fim de "..Evitar a sedimentação de ilhas sem portos.." ou "..dar combustível à extrema-direita,..". Certamente concederás que as tais ilhas sem portos são tão heterogeneas que arriscarias uma passagem pelos mais recentes icons do urbanismo nacional, e não consta que andem pejados de caras tapadas. Quanto à extrema direita, em última instancia, se espezinhares as liberdades e instrumentalizares o indivíduo em nome do Santo Estado deliberador da nação e expulsares tudo o que é estrangeiro certamente que evitarás que esta ganhe eleições ou taças.
Isto nem parece coisa tua!!