27/09/10

Alguém me empresta este CD?


Algures nos anos sessenta, Morton Feldman recebeu a dedicatória do poema Wind, de Frank O'Hara. Em 1982, compôs Three Voices, que descreveu como sendo uma elegia dedicada à memória de O'Hara e do pintor Philip Guston. A obra, uma das poucas de Feldman que integra recursos electrónicos, foi dedicada a Joan La Barbara, cantora e compositora já então famosa pelas suas gravações de obras de John Cage.
Embora a execução ao vivo por três cantoras fosse também autorizada pelo compositor, o seu modo de execução predilecto era por uma só cantora, posicionada à frente de duas colunas de som, de onde emergiam as restantes vozes, pré-gravadas. As colunas lembravam-lhe tumbas, mensageiros das vozes dos mortos, o que lhe parecia adequado ao carácter elegíaco da composição.
As harmonias subtis desta peça destinada a ser ouvida em volume reduzido conseguem ser emocionantes sem nunca recorrerem ao sentimentalismo fácil nem à ginástica vocal. Às sílabas abstractas do início junta-se a partir do quarto andamento (se bem me lembro) a presença etérea de alguns versos do poema de O'Hara. O resultado é uma composição literalmente assombrosa no seu recato introspectivo. Uma obra-prima do século XX. Existe uma versão de 90 minutos, ainda hoje ocasionalmente executada por La Barbara, mais extensa do que a edição em CD.
Por mais que tente, apenas consigo encontrar a versão de Marianne Schuppe. Da primeira versão, só tenho MP3, o que não é bem a mesma coisa. Anda por aí alguma alma caridosa que me facilite o acesso a este disco só por uns minutitos?

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.megaupload.com/?d=PRC6JHEE

Luis Rainha disse...

Caríssimo Anónimo, muito agradeço o esforço; mas até já tinha a coisa em MP3. Procurava mesmo era um FLAC, EAC ou coisa que ovalha...