17/09/10

PS: Partido Sarkozy?

O Parlamento rejeitou hoje um voto de condenação do governo francês pela expulsão de cidadãos ciganos do país.

O Bloco de Esquerda apresentou esta sexta-feira, em sessão plenária, um Voto de condenação pelas acções desencadeadas pelo Governo francês, mas o sentido de voto dividiu as bancadas, em especial a do PS.

Rejeitada com os votos do PSD, PS e CDS, o voto de condenação contou com 15 abstenções de deputados socialistas e de um social-democrata.


Ou seja: há a esquerda que é esquerda; a esquerda que deixou de ser esquerda; e a esquerda que tem vergonha de pertencer a um partido que se diz de esquerda mas que tem desses valores uma concepção puramente instrumental.

2 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Miguel C, sempre admirável camarada:

seria também interessante saber o que dirá Manuel Alegre e/ou a sua candidatura. Dará a sua solidariedade e garantias àqueles dos seus apoiantes que têm sobre o assunto a mesma posição que tu? Lamentará, mas compreenderá como fez com o PEC? Não te parece que, se levasse a sério a União Europeia, mesmo antes das declarações de Sócrates e desta votação vergonhosa, já deveria ter feito um pouco mais do que calar-se? Ou os cálculos do candidato alimentarão agora receios que têm para ele ainda mais força do que "a verdade mais forte que as algemas" da canção?

Abraço amigo

miguel (sp)

Miguel Cardina disse...

Caro Miguel,

Acho que o Manuel Alegre poderia dizer alguma coisa sobre o assunto, sim. Também compreendo que seja difícil estar constantemente a lembrar o PS dos seus "pecados capitais", tal como fez ainda esta semana com o visto sobre o orçamento. Agora interessa-me esta batalha concreta neste terreno concreto. Isto não significa ilibar Alegre; mas também parece-me muito redutor desculpabilizar Sócrates. Que é, não esqueçamos, o primeiro ministro.