27/10/10


fdp!... desculpem o desabafo. Mas, num encontro do Fórum para a Competividade, que está hoje a decorrer, foi proposto reduzir os custos laborais duma empresa através da diminuição da taxa social única, que estas pagam por cada trabalhador. Para manter as receitas fiscais inalteradas, sugere-se que deixe de existir produtos ou serviços com taxa reduzida (seis por cento) ou intermédia (13 por cento) de IVA, passando todos os bens a serem taxados a 23 por cento, o valor previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2011. Ou seja, propõem pôr os mais pobres, que proporcionalmente mais gastam do seu rendimento em bens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos, a pagar o que hoje as suas empresas desembolsam. E que tal em vez de quadruplicar o IVA sobre o pão e o leite, quadruplicassem antes o IVA sobre rolexs e iates?!

4 comentários:

maria disse...

e que tal descer o preço da luz , água ,telecomunicações , gasolina e até portagens ?
qualquer empresa faz contas a esses custos e , claro , Portugal deve ser o 1º país a por de lado. todas essas coisinhas fundamentais aqui são caríssimas.

Anónimo disse...

O problema é que rolex compra-se fora de portas, onde as taxas de IVA são mais baixas. Já o pãozito, água, electricidade, etc, já se torna mais difícil passar fronteira para fazer essas aquisições...

nunocastro disse...

o que me preocupa são as centenas de cabecinhas que estão a sair moldadas pela generosa inteligência economicista do Prof Francisco Franco. este gajo é um perigo para a saúde pública e deveria, como tal, ser posto em quarentena... no Alasca.

Pedro Viana disse...

Caro Anónimo, o rolex é metafórico. O que esses senhores empresários deviam apanhar em cima era com um imposto sobre o património. De qualquer maneira, quem compra um rolex não olha ao preço. E se olhar é para verificar se é suficientemente caro para depois se poder gabar...