21/11/10

Brecht reloaded

A propósito disto, lembrei-me disto (com o devido desconto, por certo, mas estou seguro que percebem a ideia):

Primeiro levaram os anarquistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

5 comentários:

asinus disse...

Caro Zé Neves,
Não quero parecer picuinhas, mas como é historiador defende com certeza o rigor e a verdade histórica. Brecht nunca escreveu nada que se parecesse com isto, mas sim o padre luterano Martin Niemoeller. E já agora o texto original: “Als die Nazis die Kommunisten holten, habe ich geschwiegen; ich war ja kein Kommunist. Als sie die Sozialdemokraten einsperrten, habe ich geschwiegen; ich war ja kein Sozialdemokrat. Als sie die Gewerkschafter holten, habe ich geschwiegen, ich war ja kein Gewerkschafter. Als sie mich holten, gab es keinen mehr, der protestieren konnte.” (Quando os Nazis vieram buscar os comunistas, calei-me; eu não era comunista. Quando prenderam os sociais-democratas, calei-me; também não era social-democrata. Quando vieram buscar os sindicalistas, calei-me, afinal não era sindicalista. Quando me vieram buscar, já não havia ninguém, que pudesse protestar.) Há variantes com anarquistas, judeus, católicos e homossexuais, mas que não correspondem à auto-crítica original de Niemoeller. Mais informação pode ser encontrada aqui
http://ruadopatrocinio.wordpress.com/category/politica/page/6/

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Camarada Zé Neves,
bem metido, o tento e com um sentido de oportunidade verdadeiramente libertário (não protestes que és autónomo, porque vem a dar no mesmo, e toda a gente sabe que, pelo menos na tua versão, assim é. O próprio Miguel Madeira to poderá confirmar…).
Dito isto, o Asinus tem razão. E eu próprio verifico com mágoa que não lês os posts no Vias deste teu amigo e velho democrata. Se o fizesses, terias lido este post: Somos Todos Ciganos Romenos (http://viasfacto.blogspot.com/2010/08/somos-todos-ciganos-romenos.html#comments) e poupado ao Asinus o trabalho da sua adenda.
Enfim, estás perdoado.

Abrç

msp

Zé Neves disse...

miguel, eu ia responder ao asinus a dizer que, de facto, tinha ideia de que assim (como ele diz) era. de qualquer dos modos, já nenhum pode cobrar direitos de autor, pois não? Além de que o "anarquista" ao primeiro verso é meu...
abraços comunistas, autónomos e libertários!

Ana Cristina Leonardo disse...

Zé neves, tb. eu vinha lembrar-te que o poema era de um padre mas para assuntos de igreja, embora não luterana, já bastam por hoje os chineses a ordenar padres...

Luis Rainha disse...

Ai podem, podem.
Nenhum deles morreu há mais de 70 anos...
:-)