18/01/11

Sindicalistas detidos após manifestação

Correio da Manhã:

Durante duas horas, os dirigentes concentraram-se numa das ruas junto da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, com a apresentação de discursos, entre os quais, o do secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.


No final desta iniciativa, que visava marcar o início de mais jornadas de luta dos trabalhadores contra os cortes salariais, manifestantes e polícia envolveram-se em confrontos.

Dois dirigente sindicais foram detidos e levados para a esquadra de Alcântara. Os 150 manifestantes continuam no local, de onde prometem só sair após a libertação dos colegos.

Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, explicou que os sindicalistas foram impedidos de descer a calçada da Estrela após o final da manifestação.

Terá sido então a recusa da polícia de deixar passar os manifestantes que despontou os confrontos. "Isto é uma vergonha. Nunca se viu", afirmou Ana Avoila.

1 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Nem mais, caro camarada Miguel M.
É curioso registar também a reacção de Manuel Alegre, decalcada ponto por ponto nessa lógica do double bind ou injunção contraditória que, segundo vários e estimáveis autores, tende a psicotizar aqueles a quem é imposta (e a psicotizar também aquele que, desdobrando-se, a adopta como auto-imposição e modo de funcionamento).
Num primeiro momento (injunção à contestação) , Manuel Alegre toma sobre o episódio que referes a seguinte posição: "Apesar de não ter “informação” sobre os incidentes desta tarde em Lisboa, o candidato presidencial disse “criticar na mesma, como é óbvio”. “Nem é nossa cultura”, acrescentou, no fim de uma arruada em Barcelos".
Logo a seguir, "notou ainda que José Sócrates não está em Portugal" (injunção a aceitarmos a prisão dos sindicalistas e a desculparmos ou inocentarmos dela o chefe do governo, responsável pela actuação da polícia).
Oposição e apoio ao governo de uma assentada - é obra. O double blind, duplo vínculo ou injunção contraditória, não podia ser mais claro. Quererá o homem enlouquecer-nos? Mas trata-se de uma estratégia de caça ao voto de eficácia insuficientemente comprovada.

Abrç

miguel (sp)