28/04/11

Os bichos, o Pátio dos Bichos, a Líbia e os emigrantes.



É tão lindo ver a oligarquia socialista reunida nas cerimónias do 25 de Abril. Cerimónia e 25 Abril, parecem-me  coisas  contraditórias… Tudo sentado, com com o ar bém comportado de quém lavou as mãos antes de ir para a mesa. E aqueles lindos cravos vermelhos trangénicos pendurados nas lapelas dos fatos  escuros, de boa qualidade,  comprados nas melhores lojas de Nova York (onde, dizem as más línguas, o Sr. Socrates vai às compras).
Não há dúvida que o país mudou muito, como disse o Sr. Coronel  Lourenço na manifestação. Mais uma contradição, coronel e manifestação… Estava eu a olhar para aquela fotografia amarelada pelo tempo, o Sr. Soares com o Sr. Alegre a passarem em revista os comandos do Capitão Neves no dia 25 de novembro de 1975.  Tinham um ar sério e iam dar a benção democrática à intervenção militar que restauraria a ordem e o respeito da propriedade privada, caminho largo para este mar de rosas de hoje. Reparo que estão mal vestidos os dois, uns fatos e umas gabardines assim de mercieiros, mal amanhados, com ar de doutores de país pobre. .. Reparo também que, naquele dia, estavam sem cravos vermelhos na lapela… Pois é, o país mudou muito, mas não mudou da mesma maneira para todos. Normal, imagina-se 10 milhões de pessoas irem às compras na 5a avenida em Nova York ?
O Sr. Soares,  é ainda ele que eu descubro noutra fotografia desta semana, a distribuir medalhas de chocolate da Ordem da Liberdade. Mais uma contradição, ordem e liberdade. .. Isto já é mania. A menos que o jornalista se tenha enganado e que o nome seja Liberdade da Ordem. Que ficava mais a condizer com quém as dá e com quem as recebe. A observar a cena, de pé atras, está o contabilista de Boliqueime. Não fosse o Sr. Soares abotoar-se com a medalha, que ele é bém capaz. Passou-se tudo, precisa o jornalista,  no Pátio dos Bichos, situado no Palácio de Belém. Aqui não há contradição, Pátio dos Bichos e Bichos. Que isto não se inventa. Que país tão cheio de imaginação poética !

E sabido que já não há batalhas navais e caminhos marítimos a descobrir. Que a missão futura dos Almirantes e outros militares aquáticos será de fazer a polícia dos emigrantes. Do que eu me safei ! Percebe-se enfim para que vai servir o submarino pago aos industriais alemães com o dinheiro contabilizado agora na dívida pública. Pois para controlar os emigrantes que vêm a nado de Marrocos com equipamento anfíbio.
Um dos especialistas franceses do assunto, o almirante Philippe Coindreau, comandante do grupo aeronaval françês que bombardeia os mercenarios do governo líbio, explicava recentemente no Le Monde, porque razão até agora não se têm bombardeado as bases navais onde parece estar escondido um antigo amigo de negócios do Sr. Socrates, o Guia Kadhafi : « Não se trata, para a coligação, de destruir os meios navais [de Kadhafi] : eles deverão servir, na era pós-Kadhafi, para continuar a assegurar o contrato de fiscalisação da emigração para a Europa ». E, dias mais tarde, o mesmo jornal fala do « mal estar » do governo do Sr. Berlusconi, obrigado a suspender o « Tratado de amisade » com a Líbia, o qual trazia muitas vantagems para as empresas italianas em troca do compromisso do Sr. Kadhafi de impedir a emigração por via marítima. A tragédia e o horror  do que se passa na Líbia explica-se também (não esqueço o petroleo e o gaz)  a partir da questão da emigração.
Ou seja, mais exemplos do cinismo dos políticos e da política. De cravo ao peito, sem cravo ao peito, o que eles chamam a verdade é só mentira, o que eles apresentam como bons sentimentos é só cobiça de poder e de negócios.   
Consta que há ainda quém tenha dúvidas sobre esta bicharada. Dentro de um mês vão poder votar de novo. Abençoada democracia eleitoralista !
Até lá, respeitinho !

p.s. Aconselho a leitura e divulgação do texto « Declaração de base », dos Vadi@s do Porto, Abril 2011 [http://gatovadiolivraria.blogspot.com].

3 comentários:

Niet disse...

Pela Autonomia Libertária! O caminho certo que nos indica o colectivo Gato Vadio. Grande pedalada e Segunda Declaração de Base para todos se empenharem na luta. Niet

Niet disse...

Grande dificuldade no acesso aos comentários. Não existia exame prévio? Claro que os insultos e outras baixezas são insuportáveis! Niet

Anónimo disse...

Valadas, é um dos únicos colaboradores do «Vias de Facto» que mantém uma postura crítica e autónoma, longe do comentarismo à «Prof. Marcelo», não embarca na onda eleitoral desta esquerda «independente», orfã de partidos, mas à espera de adopção, de enterrarmos a nossa revolta, e desejo de mudança radical, na urna funerária, junto com um papel inútil.