25/04/12

Feriados

Dos feriados civis portugueses, só há 3 que são comemorados mais ou menos espontaneamente pela "sociedade civil" independentemente do Estado: o 25 de Abril, o 1º de Maio e o Ano Novo (deixando de lado os feriados municipais, até para evitar questões sobre se dias como o S. António de Lisboa ou a Quinta Feira da Espiga/Ascensão contam como "civis" ou "religiosos"). Curiosamente, dando uma volta pelos blogues (exemplo), dá-me a ideia que é exactamente entre os proclamados defensores da sociedade civil contra o Estado que mais surge a ideia de que o 25 de Abril seria um feriado mais dispensável do que, p.ex., o 1º de Dezembro (um feriado que, goste-se ou não do facto, quase ninguém comemora).

[Algo que me ocorre agora - ainda não vi ninguém (excluindo, claro, aqueles que defendem a abolição dos feriados em geral) a sugerir a abolição do mais artificial feriado português (o 10 de Junho) - será que todos acham que dá jeito para dar um salto ao Algarve?]

1 comentários:

Ricardo Alves disse...

Trocaria de bom grado o 10 de Junho pelo Carnaval (que não é oficialmente feriado embora a «sociedade civil» o celebre mais do que ao 10 de Junho).