04/07/12

"Governo Chinês Aplaude Austeridade Portuguesa"

E haverá quem ainda não tenha entendido que os oligarcas da RPC aplaudem a ofensiva contra os direitos do trabalhadores e cidadãos comuns de cá para não terem de os dar ao de lá, fazendo crescer assim a exportação do seu modelo de "sociedade harmoniosa" e destruindo as resistências que ameaçam os seus propósitos de "expansão mundial"?


Em visita à China, o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas foi parabenizado pelo seu homólogo chinês Yang Jiechi e pelo vice-primeiro-ministro Li Keqiang pela aplicação exemplar das medidas de austeridade impostas pela troika.


O vice-primeiro-ministro chinês Li Keqiang, ao receber a visita de Paulo Portas, destacou que o ministro do Partido Popular é "muito importante" e que "ele e o seu governo "fizeram grandes esforços na área da economia". "Gostaríamos de dar votos de sucesso para as vossas reformas", avançou Li Keqiang.


Para o vice-primeiro-ministro chinês, Portugal é um “cumpridor exemplar das decisões aprovadas no último Conselho Europeu", sublinhando que o país está no bom caminho para "atingir os objetivos". Tanto Li Keqiang como Yang Jiechi destacaram que consideram Portugal como um parceiro preferencial para a sua expansão mundial.

7 comentários:

xatoo disse...

caro
vc já deve ter idade para saber destrinçar pelo menos duas coisas:
1 delas é os interesses geoestratégicos das nações...
a 2ª é o modelo de organização social escolhida pelos povos das nações..
Corololário:
Foram os portugueses que votaram no Portas, não foram os dirigentes chineses

Miguel Serras Pereira disse...

Sei o que é "o modelo de organização social" imposto pelo regime da RPC à sua população (cf. http://viasfacto.blogspot.pt/2010/06/hsi-hsuan-wou-e-charles-reeve-china.html). Sei também que a aposta geoestratégica da oligarquia chinesa é globalização (a generalização à escala global) desse modelo. Sei, por fim, que, pondo de parte outras considerações possíveis, a simples existência noutras partes do mundo de liberdades e direitos que são negados aos trabalhadores e à população da RPC é uma ameaça para os governantes da grande potência emergente, que, por isso, apoiam com entusiasmo a reacção neoliberal em curso na Europa.

Anónimo disse...

O PC chinês- a braços com indices contraditórios económicos e sociais explosivos- apesar das perspectivas mirabolantes do FMI e do Banco Mundial até 2035... não só " aprecia " as receitas austeritárias em vigor em Portugal, que lhe permitem entrar na Europa como o Japão o tinha feito nos anos 70; como tenta galvanizar uma crescente classe média com acções de investimento produtivo que lhe permitem tentar controlar as acções de massa- protesto,barricadas, bombistas e imprensa clandestina- em número crescente, que atingiram cerca de 280 mil no ano transacto segundo dados avançados pelo Washington Post. Poutine e a clique burocrática hiper-repressiva no poder em Pekin não podem ouvir falar( controlo na NET severo) em Revoluções Twitter, Laranja,de Jasmim e semelhantes que incendeiam o Próximo e o Médio Oriente, e se posicionam no cordão de Estados do Caucáso e limitrofes do mar Cáspio. Daí, no reflexo de uma paradoxal atitude de pânico e agressividade- com a instauração da lei de estado-de-sítio e ocupação militar em numerosas províncias da China e as novas leis anti-partidos na Rússia-o valor estratégico absoluto de tudo ser feito para realizar a transição democrática em curso no Egipto, na Tunísia e no Sudão, entre outras. Niet

xatoo disse...

este tipo de interpretações do Niet é de uma pessoa se rebolar a rir:
"transição democrática em curso no Egipto..."
ai sim?
"Revolta Popular" no Egipto foi usada para golpe de Estado dado na sombra. A conhecida história da Irmandade Muçulmana criada e financiada pela Casa de Saud nos EUA:
http://www.youtube.com/watch?v=RXwojS_PQ08

xatoo disse...

Na peugada de Che Guevara na década de 60 (lembram-se?)... o companheiro Presidente é recebido em Pequim:
http://www.youtube.com/watch?v=2nJHOHxpaU8&feature=youtube_gdata

Anónimo disse...

Mister xatoo continua inconfundível na sua cruzada de sectarismo e perversão psicótica de nivel muito baixo.A que se junta uma esquelética informação geopolítica. Com efeito, os EUA por causa das pressões sauditas ( a clique policial-militar...) acabaram por " aceitar " uma situação pantânosa para o futuro da democracia no Egipto, ao caucionarem um prolongamento sem datas fixas do papel politico central da " Junta militar " no actual quadro transitório da vida democrática do Egipto. O " golpe de Estado " a que o xatoo alude tinha sido um ensaio de um "thriller político-militar " encomendado " pelo defunto ministro do Interior saudita nas costas dos EUA. O esquema gorou-se e há mesmo cérebros militares egipcios que se refugiaram em Telavive e Ryade. Percebido? Niet

Anónimo disse...

O Xatoo é um anti-semita confesso. Devia ser posto de quarentena.