24/08/13

Do "flagrante delito" da "Dialéctica" segundo o Passa Palavra

Aqui se transcreve, e não me parece que seja preciso dizer mais, este "flagrante delito", intitulado "Dialéctica", que o Passa Palavra acaba de publicar:

A dialéctica, como movimento lógico do raciocínio, nasceu entre os místicos e nas mãos deles, ou na cabeça, foi um poderoso utensílio. Depois desceu à terra e, aplicada à realidade empírica, o que perdeu em etapas sucessivas de um pensamento virado para o infinito ganhou em eficácia analítica. Tornou-se um utensílio mais poderoso ainda. Mas o verdadeiro poder conseguiu-o quando passou a servir aos chefes políticos, aos subchefes também, para justificar hoje o contrário de ontem e mostrar aos estúpidos que somos que o avesso é a expressão dialéctica do direito. Depois de termos aprendido que a ditadura realiza dialecticamente a liberdade, o amor à nação manifesta dialecticamente o internacionalismo, o capitalismo de Estado constitui a etapa dialecticamente necessária para o comunismo, a destruição da arte resulta dialecticamente da fusão da arte na vida, estamos prontos para tudo.

2 comentários:

David da Bernarda disse...

Boicote às empresas colaboracionistas


«A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América (NSA) pagou milhões de dólares a grandes empresas da internet, como a Google, a Microsoft e Facebook e Yahoo, para compensar os custos associados aos pedidos de vigilância informática.»

Libertário disse...

«Estes teóricos do materialismo dialéctico lembram-me sempre os doutores da Igreja. Passam a vida, como eles, a congeminar dogmas e a espreitar heresias»
Miguel Torga