31/01/15

Linhas de esperança. Eu sou Lassana Bathily.

            Como dizia o poeta surrealista belga, o tempo que passa só produz passado (Le temps ne fait que passé). A máquina mediática não tem tempos mortos, mesmo quando se trata da morte, e a actualidade devora a actualidade, o presente apaga o passado num turbilhão que nos impede de pensar o futuro. Como num blog onde os posts se sucedem aos posts…
Umas semanas apenas após os massacres de Paris, o que faz hoje a actualidade é o mundial de andebol, a gravata perdida do Tsipras, os combates na Ucrânia, os assassinatos do general Sissi, a nova lei do socialista Macron (antigo banqueiro de negócios, o que, como se sabe, é compatível com o socialismo moderno) que destrói o Código do Trabalho, o desemprego que continua a subir, a subir… Nas ruas, em frente das escolas, nos transportes, o cidadão médio vai-se habituando a ver o exército armado. Mais do que antes, menos do que amanhã... É a nova moda, é a guerra que chega a casa. Só que, com mais de 9 000 soldados em operações externas, não há mercenários que cheguem para os controlos e protecções, se por acaso elas vierem a prolongar-se… Aliás, o presidentezinho fala na possível necessidade de chamar os reservistas, se necessário. Há também o discurso sobre a necessidade de instaurar um novo Serviço Civil obrigatório, o que juntaria o útil ao agradável, pois seria também uma «solução» para o desemprego dos jovens. Não há que esquecer que está tudo relacionado…
Quero aqui voltar ao passado recente para vos falar do futuro possível.
Naquela tarde do dia 9 de Janeiro 2015, Lassana Bathily estava na cave do Supermercado cacher a arrumar os frigoríficos. Na mesma cave onde ele, muçulmano praticante, tinha por hábito estender o seu tapete e fazer as orações. O gerente judeu, também religioso, era um homem tolerante e autorizava o seu empregado a interromper o serviço para agradecer a Deus. Porque o comércio e Deus são coisas compatíveis, qualquer que seja a religião. Como o socialismo e os banqueiros. Eis senão quando, Lassana vê descer para a cave um magote de clientes a fugir dos tiros que já se ouviam no supermercado. Lassana percebe que a situação é grave. Propõe aos fugitivos fazê-los sair para o exterior pelo elevador de serviço. Apavorados, homens, mulheres e crianças, recusam. Então, Lassana abre as camaras frigoríficas e fá-los entrar, corta a electricidade e aconselha-os a abrir umas garrafas para passar o tempo. Ideia subversiva para um muçulmano praticante.

Lassana Bathily chegou ainda jovem do Mali. Sem papéis, faz a sua escolaridade numa escola técnica do norte de Paris, um bairro não muito afastado daquele onde viviam os rapazes perdidos que procuraram resposta ao vazio dos seus espíritos no fanatismo mórbido e que acabaram por cometer o massacre. Lassana, sempre em risco de ser preso pela polícia e de ser expulso, foi ajudado na escola pelo grupo local da RESF (Réseau education sans frontières) constituído por professores, pais de alunos e alunos. A RESF é uma rede nacional de grupos de base, independente dos partidos e organizações sindicais burocráticas, que constitui sem dúvida um dos acontecimentos mais luminosos dos últimos anos e que faz um importante trabalho de solidariedade e de apoio junto dos jovens estudantes imigrantes que vivem e estudam sem documentos. A RESF acabou por obter documentos provisórios para Lassana, que passou a ser um dos membros activos do grupo local. Com efeito, o princípio de funcionamento solidário da REFS é que, quando somos ajudados, devemos depois ajudar os outros. Lassana aprende o ofício de pedreiro e de pintor de construção civil, joga futebol, adora a música e é um tipo muito popular na escola. Em 2009, vê-se de novo em perigo de perder o direito de residir em França. Mas Lassana é um combatente, vai a tribunal, defende-se ele próprio (com a ajuda dos seus camaradas da RESF) e obtém novos documentos. Obrigado a trabalhar para viver, interrompe os estudos mas continua a apoiar o comité local da RESF e os camaradas que precisam da sua ajuda. Depois, acontece o dia 9 de Janeiro de 2015…
Lassana consegue escapulir-se do supermercado. Cá fora, escapa à morte uma segunda vez. Por um triz. Lassana tem uma cor de pele suspeita, está no momento errado no lugar errado e a máquina policial pensa que ele é um acólito do fanático que ataca o supermercado. Algemado, preso, deve a sua libertação ao facto de os sobreviventes escondidos no frigorífico terem contactado a polícia pelo telefone e a terem informado do papel de Lassana. No interior, o terrorista tinha executado o seu melhor amigo, um colega de trabalho judeu com quem Lassana partilhava o prazer de ouvir musica Africana. Dias depois, foi a recuperação oficial com grande acompanhamento mediático. Lassana é naturalizado com grande pompa pelo Sr. Valls, recebe os seus papéis e o passaporte francês do Sr. Hollande e é apresentado ao país como o herói do momento. Lassana recusa a «Legião de Honra». Os documentos e a naturalização já lhe chegam e ele deve ter uma ideia do que são esses bichos da política! E esclarece: «Não sou um herói, sou o Lassana Bathily!». A um jornaleco insistente diz esta frase enorme que deixa envergonhados os senhores do mundo: «Eu não salvei Judeus, eu salvei Seres Humanos!».
Com Lassana Bathily passamos dos valores deste sistema aos valores da humanidade. A solidariedade e a fraternidade. Não a da República podre e corrupta e dos frontões das escolas e das câmaras, mas da vida real dos explorados e marginalizados. Os que recusam fecharem-se no ódio e na morte do fanatismo, os que se elevam à dignidade humana. E que nos elevam assim também. Lassana já não é notícia. Está de férias no Mali para visitar a família e quando voltar vai procurar trabalho como pedreiro. Não vai ser fácil. Mas ele tem a força do que é, do que fez. Vai provavelmente continuar a fazer as sua rezas e a ouvir música. E continuar com os seus amigos da RESF, os quais têm cada vez mais gente para ajudar, jovens estudantes sem papéis, alguns agora a dormir na rua… aos quais não chega a fraternidade e a solidariedade do Estado e dos senhores da sociedade.
Esta é uma história rica de esperança. Que mostra que a sociedade francesa tem muita energia de resistência a oferecer e a opor à morte e ao ódio, às falsas respostas do fanatismo religioso e do nacionalismo e da união nacional. Formas opostas de um mesmo desejo de poder opressivo num sistema em decomposição lenta.
Lassana Bathily é um grande Senhor ! Um desses seres que nos mostram que é na luta e na oposição ao mundo, tal qual ele é, que reside a vida; que mesmo no meio do horror os sinais de generosidade e de humanidade se podem manifestar; que um mundo diferente, com valores diferentes, é possível.
E é por isso que somos todos Lassana  Bathily!

Pode-se ler um texto (em Francês) sobre Lassana Bathily escrito por um dos seus professores e camaradas do grupo local da RESF:






2 comentários:

Libertário disse...

Texto excepcional!

Anónimo disse...

Óptimo artigo e obrigado por dar a conhecer o caso.