11/04/16

A cidade para todos ?

Referi aqui , no outro dia, a declaração do Presidente da Câmara de Lisboa, sobre o seu desejo de tornar Lisboa uma cidade para todos. Depois disso foi noticia o projecto de trazer sete mil novas famílias para Lisboa, com um esquema de renda acessível para pessoas com um determinado intervalo de rendimento. Trata-se de uma intervenção que se irá realizar num total de 15 diferentes bairros da cidade e cujas obras arrancarão no final de 2016.
Temos que começar por algum lado, podemos dizer, e embora essas pessoas não possam começar a ocupar esses fogos antes de 2017 - não foi divulgada nenhuma calendarização da intervenção- mais valerá tarde do que nunca. O problema é que esta intervenção não irá contribuir, por si só, para nada a que se possa chamar uma cidade para todos. Porque para ser para todos faltam todos os outros, todos aqueles que querendo regressar a Lisboa o não possam fazer, porque sete mil fogos são uma gota de água num oceano de necessidades.
Por outro lado para quem acompanhou a semana da reabilitação urbana, parece cada vez mais claro que a reabilitação está a ser conduzida no sentido não de revitalizar a cidade mas de a gentrificar, tornando-a, em muitos bairros, "a cidade dos turistas". Ora  esse processo decorre a uma velocidade brutal. Bairros há em que ninguém que não pertença aos 3 ou 4 por cento mais ricos, ou seja um turista que por cá passa para "curtir" uns dias ao sol, pode aspirar a ter uma casa. O Chiado é um exemplo, já completamente gentrificado. Hóteis atrás de Hóteis e um preço do imobiliário que o torna inacessível a todas as bolsas portuguesas que não tenham dinheiro nos famosos offshores. Por comparação com os valores da altura da crise de 2008 os preços dispararam para o triplo. O preço por m2 atinge valores acima dos 10 mil euros.  Outros Bairros se seguirão nesta loucura. 
Importa por isso questionar Medina sobre qual é o resultado final da política que está a seguir. Quantos habitantes perde Lisboa por cada mês que passa, pela via da reabilitação completamente liderada pelo Mercado, e quantas dezenas de milhares perderá até que as prometidas sete mil famílias possam passar a viver em Lisboa.

PS - sou um defensor da reabilitação urbana. Sou um defensor da intervenção pública nessa reabilitação, não apenas para reabilitar o património histórico, mas também para reabilitar o espaço público,  a habitação e a cidade. Mas, com um objectivo: a cidade é para todos, para todos nela morarem em todos os Bairros, sem serem expulsos. Para isso as autarquias e o Governo devem actuar sobre os preços do imobiliário.

0 comentários: