26/05/16

Os tijolos de ouro.

O novo presidente de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, denunciou na sua primeira intervenção na Assembleia de Londres o rumo que a politica de habitação,  sob o domínio dos conservadores, seguiu ao longo das últimas décadas. O estado e a cidade demitiram-se de intervir no sector da habitação, deixando ao mercado a liderança do processo. O mercado são as oligarquias  russas, asiáticas e africanas, que utilizam a habitação para lavar dinheiro e tornar respeitável aquilo que resultou de esquemas corruptos. Talvez por isso o investimento de várias oligarquias foi canalizado para a habitação de luxo, sendo que, muitas vezes esses empreendimentos estão em grande parte vazios.
Sadiq Khan denunciou o facto de a habitação se ter tornado numa espécie de gold bricks for investment  e de a maioria dos empreendimentos, entretanto construídos, estarem vazios ou serem utilizados como segunda habitação. O reverso desta situação é a ausência de oferta daquilo que os anglo-saxónicos chamam a affordable housing. Sadiq revelou que  just 13% of the homes given planning consent in London last year were affordable . O significado práctico desta situação é a falta de habitação na cidade para a generalidade da população.
Esta intervenção do novo mayor de Londres poderia servir de exemplo para muita e boa gente.(estava a pensar no actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo) Há sempre uma escolha a fazer: deixar ao mercado a condução da política ou actuar de modo a que os objectivos dessa politica sejam atingidos, ainda que o mercado não concorde com esses objectivos.

0 comentários: