11/09/16

Uma boa iniciativa politica no quadro europeu

A reunião dos países do Sul da Europa - os mais atingidos pelas politicas austeritárias, impostas pelo centro e pelo norte - é uma medida politica importante. Mais importante ainda se a olharmos como uma iniciativa que traduz uma vontade comum de questionar e combater a austeridade e os seus efeitos. Esta vontade politica deverá concretizar-se, através de uma posição comum,  na próxima Cimeira da União Europeia que terá lugar no  dia 16 em Bratislava.  Desse ponto de vista a declaração de António Costa não deixa margem para dúvidas. É necessário travar a austeridade e relançar o investimento. A reunião terá uma segunda edição em Lisboa.
Esta declaração determinou naturalmente reacções de oposição por parte dos ideólogos da austeridade no contexto europeu. Schäuble, destacou-se ao seu pior estilo, acusando os "socialistas" europeus de asneirarem sempre que se reúnem. O facto de parte dos países que estiveram em Atenas não serem socialistas ou serem mesmo governados por partidos membros do PPE, não o deteve nas críticas. Quem assume uma vontade de contestar a norma vigente é, só pode ser, um socialista, para o kaiser alemão.
Passos Coelho, apressou-se a esclarecer que foi sempre pela união da Europa, e que não podem contar com ele para promover iniciativas que, segundo pensa, podem ajudar a quebrar essa, por si tão estimada, unidade. A unidade que Passos defende é a unidade dos explorados com os seus exploradores. Uma unidade em que o interesse de alguns determina que sejam espezinhados os interesses e os direitos de outros. O facto de os portugueses terem sofrido as consequências dessa politica, já sabemos, não o fez, nem nunca o fará, vacilar.
António Costa marca pontos e mostra que a aliança politica que suporta o seu Governo não o limita na defesa da mudança na União Europeia. Essa postura é a maior ameaça politica que os partidos, membros da coligação, que suporta o Governo do PS, enfrentam. Quanto melhor sucedido for Costa, mais anacrónico soará o discurso que remete para a saída da União Europeia, ou para a saída do Euro, ou para tudo junto.

0 comentários: