17/11/16

A oposição a Trump. A pretendida deportação dos imigrantes.

O mayor de Nova York não perdeu tempo a reunir com Trump para lhe dizer que os moradores da cidade estão receosos com ele, isto é com as suas ideias politicas. Trump ouviu o mayor dizer-lhe que a cidade não admite tratar mal os seus cidadãos, sejam ou não imigrantes. Nova York tem um número muito elevado de cidadãos estrangeiros, mais exactamente três vezes a média nacional. Outros presidentes de Câmara de cidades importantes já secundaram Bill de Blasio. A deportação dos imigrantes - ideia fascista que terá promovido o sucesso de Trump junto das vitimas da globalização e do aumento da desigualdade -  poderá ter dificuldade em avançar, apesar da maioria politica que suporta o trumpismo.
Interessante o vídeo, junto da noticia da BBC, em que se dá conta de como a retirada do nome do milionário dos prédios que construiu na cidade, foi resultado de uma posição dos seus moradores/proprietários.

Adenda: igualmente interessante o segundo vídeo que integra a noticia da BBC. Uma reportagem com duas mulheres - mãe e filha -  que apoiaram respectivamente Trump e Clinton, pelas razões que cada uma explica de viva voz. Uma clivagem na classe média americana em que o leit-motiv não é a economia, ou a globalização e os seus horrores, mas tão somente uma diferença fundamental que envolve as questões da diversidade, da inclusão, da raça e da religião. Em resumo a forma como cada um é capaz de viver em democracia, aceitando os outros na sua plenitude com todas as suas diferenças.

1 comentários:

A verdade a que temos direito disse...

"Em resumo a forma como cada um é capaz de viver em democracia, aceitando os outros na sua plenitude com todas as suas diferenças."
Mesmo os ilegais, os criminosos e os traficantes de droga?