07/05/17

Ainda as eleições em França.A vitória de Macron.

Macron venceu, como a maioria desejava, face ao cenário Macron versus Le Pen. O apoio a Macron não tem qualquer comparação com o que sucedeu em 2002.
Além de uma reconfiguração da esquerda - a implosão do PS francês é o principal facto politico à esquerda - vai haver uma reconfiguração da direita. Macron não goza de grandes simpatias nos sectores mais conservadores, os que apoiaram Fillon e que na sua maior parte votaram Le Pen na segunda volta.
Neste momento a Frente Nacional é o maior partido francês e isso era inimaginável há uns anos atrás. Há razões para isso: razões politicas, razões que se fundam na forma como a Europa tem sido governada, na forma como a França foi governada. Hollande não alterou grande coisa ao que Sarkozy tinha feito. A sua deriva securitária, a sua falta de autoridade no contexto da Europa, e a sua subserviência em relação a Merkel ditaram este resultado. Le Pen está institucionalizada. Agora irá limpar a imagem do partido profacista, mudando-lhe o nome. Voltará mais forte ou mais fraca, isso depende dos que no poder e à esquerda fizerem.


Em Julho nas legislativas ficaremos a saber com que linhas se coserá o futuro da França e da Europa.
Para quem tiver interesse deixo um conjunto de links onde poderão ver uma entrevista de Macron com os jornalistas da MEDIAPART. (aqui, aqui , aqui, aqui e aqui )
Ajuda a perceber que politico é este que os franceses acabam de eleger seu Presidente da República.

PS - o link para esta entrevista foi-me enviado pelo meu amigo Pedro Caldeira Rodrigues, jornalista da Lusa, a quem agradeço.

0 comentários: