02/10/17

Trocas de argumentos sobre o referendo catalão

Tyler Cowen, no Marginal Revolution: Isn’t the truly democratic procedure to let all of Spain vote on Catalonian independence?

Resposta de um comentador: Does this work the other way? If 144 million Russians vote to annex Estonia, and 1.4 million Estonians vote to reject annexation, then isn’t there 99% democratic support? If the logic of who constitutes the electorate applies to secession, why not annexation?

1 comentários:

joão viegas disse...

Ola,

Pessoalmente tenho sérias reservas sobre as razões que apoiam a reivindicação independentista catalã e não vejo bem o que é que os catalães têm a ganhar com ela.

No entanto, isto não me impede de reconhecer o principio fundamental do direito dos povos à autodeterminação. Como tu, vejo algumas afirmações a este respeito que me causam calafrios (estou a pensar num post do E. Pitta no bloge "da literatura" por exemplo). Acho impressionante que em Portugal se profiram afirmações que desprezam totalmente o principio e acham completamente normal que a Espanha decida o destino da Catalunha em nome da ordem e da soberania nacional. Sera necessario lembrar que o 25 de Abril ocorreu em larga medida em reacção ao atropelo do principio de autodeterminação que eram na altura as guerras coloniais ?

Que tenhamos reservas sobre a oportunidade da secesseão é uma coisa, que achemos que a Catalunha não tem outro direito do que o de "entrar na ordem" é outra.

E o pior é que este erro é exactamente o mesmo que comete Raroy, que pelos vistos continua sem perceber o enorme favor que acabou de fazer à causa (discutivel, mais uma vez, no meu ponto de vista) do separatismo catalão.

Abraço